PROJETO
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA NEIDE GABARDO BETIATTO
5º ANOS A, B, C PROFESSORAS: INÊS, ANGÉLICA E DÉBORA
1. TEMÁTICA: BIOTECNOLOGIA
2. TÍTULO: A BIOTECNOLOGIA NO PÃO DE CADA DIA
3. DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
3.1 MATERIAL
Amostras de fermento biológico (fresco, seco, panificação)
Açúcar
3.1.1 RECEITA DE PÃO
Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo
3 ovos
1 tablete de fermento biológico
2 copos de leite morno
1/2 copo de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha).
Colocar a farinha em uma bacia e acrescentar a mistura do liquidificador.
Amassar bem e deixar a massa crescer.
Untar a forma com um pouco de óleo e assar por 1/2 hora em forno pré-aquecido.
Rendimento: 2 pães
3.2 COMO FAZER
3.2.1 AULA 1
Questionar os alunos sobre o uso da biotecnologia no dia a dia, perguntando se eles sabem onde a biotecnologia está presente no pão que comemos diariamente. Contar aos alunos a história do surgimento do pão desde a civilização egípcia, o uso da farinha e do fermento. Na aula de informática solicitar que os alunos pesquisem a história do pão, registrando no caderno de ciências as alterações nas receitas de pão ao longo da história.Pedir que os alunos tragam para a próxima aula, uma embalagem de fermento biológico seco.
3.2.2 AULA 2
Mostrar aos alunos um pão feito com fermento e um pão feito sem fermento (mesmo tipo de massa), pedir para que os alunos registrem a diferença entre os dois pães. Retomar a história do pão, enfatizando o uso do fermento biológico na massa e como ele foi descoberto. Explicar como o fermento (leveduras) age quando entra em contato com os demais ingredientes da massa. Com os alunos em duplas ou em trios, misturar o fermento ao açúcar observando o que acontece, e registrando no caderno por meio de desenho. Pedir que os alunos tragam uma receita de pão para a aula seguinte.
3.2.3 AULA 3
Assistir ao vídeo: De onde vem o pão?, Falar sobre o papel do pão na nossa alimentação e sobre a variedade de pães existentes. Mostrar imagens ou amostras de vários tipos de pães. Escolher com a turma uma das receitas de pão trazidas pelos alunos, para ser feita em sala.
3.2.4 AULA 4
Fazer com os alunos a receita de pão.
1- Ler a receita
2- Conferir os ingredientes
3- Misturar os ingredientes conforme o modo de preparo
4- Deixar a massa descansar
5- Modelar o pão
6- Assar
3.2.5 AULA 5
Conclusão e avaliação do trabalho
4. PARA A FEIRA
4.1 INTERAJA
Responda a pesquisa sobre a massa com fermento e a massa sem fermento. Experimente amostras de pão.
4.2 OBSERVE
Quando uma massa de pão é feita utilizando-se o fermento biológico, a ação das leveduras faz com que a massa cresça produzindo um pão mais macio.
4.3 REFLITA
Se não utilizarmos o fermento teremos uma massa seca e dura.
4.4 COMPREENDA
É a ação das leveduras do fermento biológico a principal responsável pelo crescimento da massa dos pães que consumimos diariamente.
5. DESCRIÇÃO DO ESPAÇO PARA A EXPOSIÇÃO
Mesas
6. REFERÊNCIA
Prof Paulo S. G. Fontoura- 9966-3950
7. FOTOS
que legal amiga !!!!! amuuuuu vc ! que saudade .......
ResponderExcluirEu tb te amuuuuuuuuuuuuuuu muito Bete. Bjs
ResponderExcluirAté me deu vontade de fazer um pão agora..Sem esquecer do fermento, é claro! ;) Beijooo
ResponderExcluirManu! Qualquer dia poderemos fazer esta receita lá em casa....tenho certeza que você vai adorar.
ResponderExcluirBeijooooosssss
muito show
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