sábado, 29 de outubro de 2011

V Feira de Ciências e tecnologia - A Biotecnologia no pão de cada dia


PROJETO
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA NEIDE GABARDO BETIATTO
5º ANOS A, B, C PROFESSORAS: INÊS, ANGÉLICA E DÉBORA
1.    TEMÁTICA: BIOTECNOLOGIA

2.    TÍTULO: A BIOTECNOLOGIA NO PÃO DE CADA DIA


3.    DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA
3.1  MATERIAL
Amostras de fermento biológico (fresco, seco, panificação)
Açúcar

3.1.1     RECEITA DE PÃO

           Ingredientes:
1 Kg de farinha de trigo
3 ovos
1 tablete de fermento biológico
2 copos de leite morno
1/2 copo de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador (menos a farinha).
Colocar a farinha em uma bacia e acrescentar a mistura do liquidificador.
Amassar bem e deixar a massa crescer.
Untar a forma com um pouco de óleo e assar por 1/2 hora em forno pré-aquecido.

Rendimento: 2 pães

 

3.2 COMO FAZER
3.2.1     AULA 1
Questionar os alunos sobre o uso da biotecnologia no dia a dia, perguntando se eles sabem onde a biotecnologia está presente no pão que comemos diariamente. Contar aos alunos a história do surgimento do pão desde a civilização egípcia, o uso da farinha e do fermento. Na aula de informática solicitar que os alunos pesquisem a história do pão, registrando no caderno de ciências as alterações nas receitas de pão ao longo da história.Pedir que os alunos tragam para a próxima aula, uma embalagem de fermento biológico seco.

3.2.2     AULA 2
Mostrar aos alunos um pão feito com fermento e um pão feito sem fermento (mesmo tipo de massa), pedir para que os alunos registrem a diferença entre os dois pães. Retomar a história do pão, enfatizando o uso do fermento biológico na massa e como ele foi descoberto.  Explicar como o fermento (leveduras) age quando entra em contato com os demais ingredientes da massa. Com os alunos em duplas ou em trios, misturar o fermento ao açúcar observando o que acontece, e registrando no caderno por meio de desenho. Pedir que os alunos tragam uma receita de pão para a aula seguinte.

3.2.3     AULA 3
Assistir ao vídeo: De onde vem o pão?, Falar sobre o papel do pão na nossa alimentação e sobre a variedade de pães existentes. Mostrar imagens ou amostras de vários tipos de pães. Escolher com a turma uma das receitas de pão trazidas pelos alunos, para ser feita em sala.

3.2.4     AULA 4
Fazer com os alunos a receita de pão.
1-    Ler a receita
2-    Conferir os ingredientes
3-    Misturar os ingredientes conforme o modo de preparo
4-    Deixar a massa descansar
5-    Modelar o pão
6-    Assar

3.2.5     AULA 5
Conclusão e avaliação do trabalho

4.      PARA A FEIRA
              4.1 INTERAJA
Responda a pesquisa sobre a massa com fermento e a massa sem fermento. Experimente amostras de pão.

              4.2 OBSERVE
Quando uma massa de pão é feita utilizando-se o fermento biológico, a ação das leveduras faz com que a massa cresça produzindo um pão mais macio.

              4.3 REFLITA
              Se não utilizarmos o fermento teremos uma massa seca e dura.

              4.4 COMPREENDA
É a ação das leveduras do fermento biológico a principal responsável pelo crescimento da massa dos pães que consumimos diariamente.

5.   DESCRIÇÃO DO ESPAÇO PARA A EXPOSIÇÃO
 Mesas

6. REFERÊNCIA

Prof Paulo S. G. Fontoura- 9966-3950

7. FOTOS






Angélica Wiziack

5 comentários:

  1. que legal amiga !!!!! amuuuuu vc ! que saudade .......

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  2. Até me deu vontade de fazer um pão agora..Sem esquecer do fermento, é claro! ;) Beijooo

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  3. Manu! Qualquer dia poderemos fazer esta receita lá em casa....tenho certeza que você vai adorar.
    Beijooooosssss

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